Uncategorized

Monitorização Eficiente de Cargas em Pontes

Atualmente é cada vez mais essencial apostar em tecnologia para monitorizar serviços de modo a garantir não só eficácia como segurança. No entanto, para que isto seja possível é necessário o uso de sensores.

Os sensores, segundo a sua definição, respondem a um estímulo físico ou químico, acabando por produzir um sinal que poderá vir a ser transformado numa outra grandeza para fins de medição e/ou monitorização.

Estes facilitam, portanto, a monitorização inteligente em diversas áreas, tais como no controlo eficiente das cargas em pontes. Neste caso é aplicada a medição da força, pois os sensores são utilizados para medir e registar a distribuição de cargas.

O volume de tráfico nas nossas estradas é desconhecido e a crescente proporção de camiões coloca um aumento de cargas nas pontes. Para assegurar uma segurança continuada, é necessário monitorizar continuamente e identificar alterações na distribuição de cargas utilizando sensores.

 

As cargas nas pontes antes eram mostradas através de um indicador mecânico nos apoios da ponte, tendo que ser lidos no local. A KELLER, porém, focou a sua atenção no elemento de suporte central da ponte e integrado numa solução de medida numa rede de sensores de pressão nos vários apoios. Assim, a ponte transfere os esforços para um elastómero almofada (1). Entre o sensor de pressão (2) e o elastómero existe uma camada de massa lubrificante (3) que funciona como um meio de transferência de pressão e torna possível a medição da pressão interna devida à carga. Esta alteração da pressão é determinada pelo transmissor de pressão com o desenho específico do cliente, integrando perfeitamente no apoio da ponte. O módulo GSM (4) lê os dados diretamente através da interface digital e envia uma mensagem de aviso para os responsáveis dependendo do valor medido.

 

 

Com tudo isto facilmente chegamos à conclusão de que o uso de sensores de pressão em aço inox tem uma garantia de durabilidade por décadas, assegurando medições fiáveis e seguras.

Para além disso, com a Internet das Coisas (IoT) as pontes podem ser monitorizadas de forma contínua e fiável para alterações na distribuição de cargas que podem ser uma ameaça e fechar a ponte se necessário.

 

Produtos KELLER utilizados:

ARC1-Box

GSM setup for remote transmission units