Picos de pressão monitorizados
Picos de pressão em tubos com líquidos ou gases são inevitáveis. No entanto, o dano que eles causam pode ser evitado. Com o manômetro LEO5 , os picos de pressão podem ser detetados precocemente e as precauções necessárias podem ser tomadas.
Danos extensos causados por picos de energia
O impacto que os picos de pressão podem ter nos sistemas das empresas é muito severo: os canos/vias podem estourar, suportes e outros componentes podem ser danificados e conexões, bombas e fundações também podem sofrer. As consequências desagradáveis são reparos caros e tempo de inatividade da máquina, resultando em paragens na produção. Também existem perigos ocultos, porque os danos às tubulações nem sempre são visíveis imediatamente. É por isso que tais sistemas são equipados com sensores e amortecedores de pressão. No entanto, isso infelizmente não é suficiente, porque essa combinação não é adequada para detetar e registrar picos de pressão extremos.
Picos de sobrepressão – o perigo imprevisível
Os amortecedores de pressão por si só não são suficientes para proteger os sistemas contra danos. Embora as válvulas de sobrepressão em amortecedores de pressão respondam quando um certo limite de pressão é excedido, elas são muito lentas para picos de sobrepressão, que podem surgir em milissegundos. Portanto, é sensato instalar um manómetro especial como o LEO5 da KELLER AG für Druckmesstechnik para monitorizar o sistema.
Este manómetro mede a tendência da pressão até 5.000 vezes por segundo, detetando qualquer pressão extrema com alta resolução temporal. Como a análise mostra a tendência exata da pressão ao longo dos dias, horas, minutos e segundos, é fácil investigar as causas dos picos de pressão. O LEO5 combina sensores precisos com processamento de sinal rápido e de alta resolução, registo de pico e memória. Tudo isto contido numa caixa robusta de aço inoxidável com vidro de segurança. O grande display LCD é muito fácil de ler em qualquer tipo de luz, graças aos seus dígitos de 16 mm de altura e luz de fundo. Os botões de toque permitem navegar pelas configurações e medições.
Proteção eficaz contra danos graças ao monitorização constante
O manómetro oferece uma frequência de amostragem de 5 kHz e uma resolução de conversor analógico / digital de 16 bits. No modo de medição padrão com monitorização de limite preciso, a pressão é medida e exibida duas vezes por segundo com um conversor analógico / digital de 20 bits. O menor intervalo de medição configurável é de um segundo. No total, a memória do manómetro da KELLER tem espaço para mais de 50᾽000 valores de pico de pressão, completos com temperaturas e registo de tempo. O dispositivo pode ser conectado a um computador através da interface USB e configurado e lido com o software gratuito «Logger 5». Os dados registados podem ser exibidos na forma de um gráfico, analisados e processados.
A série de dispositivos LEO5 inclui sete faixas de medição padrão entre 3 bar e 1000 bar. Na faixa de temperatura de 0 ° C a 50 ° C, toda a banda de erro para pressão está dentro de 0,1% FS.
O LEO5 também pode ser equipado com uma interface Bluetooth para medir locais que se movem ou são difíceis de alcançar. A parametrização e a transmissão de dados são realizadas através da interface USB ou Bluetooth, através da qual uma versão de firmware específica do cliente também pode ser instalada se necessário.
Tecnologia de medição flexível e segura
LEO5 tem um alto nível de proteção até IP66, enquanto os sistemas industriais são normalmente instalados apenas para IP54. Usando a interface, é possível ler as medições atuais e os dados de medição registados (pressão, picos de pressão, temperatura, tempo de medição) da memória. A bateria recarregável integrada é carregada via USB, permitindo que o manómetro seja operado de forma autónoma. A carga da bateria dura cerca de um mês com operação contínua no modo de medição padrão e cerca de duas semanas no modo de medição de pico. O acesso remoto também é importante, especialmente na era da Indústria 4.0 e da IoT . Para essas aplicações, existe um manômetro LEO5 aprimorado com um módulo LoRa integrado que oferece um serviço bidirecional seguro.
Graças à estrutura modular da eletrónica e à interface serial, o sistema é fácil de se adaptar para atender às solicitações dos clientes e aos requisitos de medição. Todos os manómetros da KELLER podem ser adaptados ou reajustados para atender a qualquer padrão escolhido pelos clientes, corrigindo a amplificação e o ponto zero usando um software de calibração.
Por exemplo, o dispositivo pode ser adaptado para atender às necessidades dos clientes usando roscas especiais, uma escolha de faixas específicas de temperatura e pressão ou modificações no invólucro ou firmware, facilitando a integração no sistema.
Maior segurança, custos reduzidos
O LEO5 traz segurança e ajuda a economizar. Não terá mais custos com testes adicionais se os sistemas tradicionais não puderem determinar as causas dos picos de pressão ou custos devido ao tempo de inatividade, paralisação da produção e reparos como resultado de incidentes relacionados com os picos de pressão. Também poderá realizar a manutenção com base nas condições, já que a tendência de pressão ou os picos de pressão registados mostram se a máquina em questão pode ser danificada num futuro próximo.
Fonte: https://keller-druck.com/en/industries/oil-and-gas/monitored-pressure-peaks