Não há ar condicionado sem sensores
Fornece ar fresco quando está quente e aumenta a temperatura ambiente quando está frio. Estamos a falar do ar condicionado. Embora já exista há muitos anos, ainda é considerado um luxo em alguns lugares. Os sistemas de ar condicionado vêm em vários designs com diferentes níveis de saída e estão disponíveis como instalações fixas e unidades móveis.
O princípio fundamental é fácil de explicar: o ar quente é aspirado e resfriado com um refrigerante. O ar frio é então libertado novamente para regular a temperatura ambiente conforme desejado.
Quatro componentes principais são necessários para construir um sistema de ar condicionado: um compressor, um condensador, uma válvula e um evaporador. Também é necessário um refrigerante que circule constantemente.
O compressor (1) é necessário para sugar o refrigerante gasoso e comprimi-lo fortemente. Isso aumenta a temperatura e a pressão do refrigerante. O refrigerante é então bombeado para o condensador (2), onde é resfriado com ar ambiente (3) sugado por um ventilador. Isso condensa e liquefaz o refrigerante. O refrigerante líquido ainda está sob alta pressão e é passado através da válvula (4) para o evaporador (5). Conforme o refrigerante se acumula na frente da válvula, ele perde pressão repentinamente. A redução da pressão transforma o refrigerante novamente em gás e faz com que ele perca calor. O ar ambiente quente (6) que é aspirado é soprado através do evaporador e seu calor é extraído. O calor é absorvido pelo refrigerante resfriado. Isso transforma o refrigerante líquido de volta em gás, que retorna ao compressor para ser comprimido novamente.
Sensores KELLER ajudam na regulação
Visto que as pessoas precisam da temperatura certa para se sentirem confortáveis, a maioria dos sistemas de ar condicionado vem com controladores, conhecidos como controladores de velocidade, para definir a temperatura desejada. O ajuste de temperatura afeta a velocidade com que os ventiladores embutidos giram e a força do fluxo de ar. Esses parâmetros também afetam o controle de pressão do refrigerante. A pressão atual no sistema pode ser medida usando transmissores de pressão montados em entradas analógicas do sistema de controlo. Se a pressão do sistema aumentar, o sistema de controlo aumenta a velocidade do ventilador, que resfria o condensador com o ar ambiente.
Os sensores KELLER regulam ar condicionados e outros dispositivos, medem a pressão do refrigerante e controlam os compressores de ar condicionado. Para conhecer estes produtos clique aqui.
Fonte: https://keller-druck.com/en/industries/hvac/no-air-conditioning-systems-without-sensors