Medição de temperatura por infravermelhos
A temperatura é normalmente medida em operações de manufaturação para monitorizar e controlar a qualidade do produto e a produtividade do processo. Muitas aplicações usam dispositivos de contacto como termopares e RTDs, mas muitas vezes esses dispositivos são imprecisos, muito lentos, difíceis de usar ou requerem substituição frequente, criando tempo de inatividade do processo e reduzindo a produtividade.
Para muitas aplicações, os pirómetros infravermelhos são a solução perfeita porque podem medir com precisão e de forma fiável a temperatura de um alvo sem contacto. Esse recurso é ideal para aplicativos que envolvem:
- Temperaturas altas
- Objetos móveis ou inacessíveis
- Ambientes hostis ou perigosos
- Tempos de resposta rápidos
Com os produtos das séries Silver, Gold e Pro, a Williamson oferece o pirómetro ideal para uma ampla gama de aplicações.
Como funcionam os pirómetros infravermelhos
Cada objeto emite energia infravermelha proporcional à sua temperatura. Deste modo, objetos mais quentes emitem mais energia e objetos mais frios emitem menos energia.
Os pirómetros infravermelhos armazenam a energia infravermelha emitida por um objeto e convertem-na num valor de temperatura, sendo que a quantidade de energia que o sensor recebe é influenciada pelas características de emissividade do alvo e as características de transmissão de quaisquer obstruções ópticas intervenientes entre o sensor e o alvo medido. A influência desses fatores varia significativamente em diferentes comprimentos de onda do infravermelho.
A seleção de um pirómetro filtrado num comprimento de onda apropriado faz toda a diferença na obtenção de leituras precisas.